segunda-feira, 11 de junho de 2007

Eletricidade sem fio!

Cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) relataram na revista Science que conseguiram alimentar uma lâmpada de 60W a dois metros de distância da fonte de energia.

A teoria sobre a eletricidade sem fio foi formulada em 2006, mas essa foi a primeira vez que o experimento foi realizado com sucesso. Segundo os pesquisadores, o experimento baseou-se em elementos básicos da física, nada que não fosse conhecido a 10 ou 20 anos atrás.

São basicamente dois campos magnéticos em ressonância, assim os objetos trocam energia sem afetar o que está a sua volta.

Segundo os cientistas, o uso de ondas eletromagnéticas de baixa freqüência garantiria a segurança do sistema que não apresenta riscos significativos à saúde humana (ou seja, há riscos, pequenos mas há).

Os cientistas chegaram a se posicionar entre a fonte de energia e a lâmpada para provar que era seguro, apesar de ainda não se ter estudos sobre possíveis efeitos de longo prazo.

O pessoal que descobriu o raio-x também ficou "brincando" de tirar radiografias e acabou morrendo com câncer. Mas acho que isso é pessimismo meu, hoje os cientistas devem ter muito mais consciência dos riscos potenciais a que podem estar expostos.

Já pensou que maravilha ter uma fonte central de energia em casa e mais nada! Nenhum fio prendendo os aparelhos fisicamente. Dava para andar com sua TV de plasma para a cozinha, pro seu quarto; usar o microondas na sala; usar seu PC com internet wireless em qualquer lugar...

Quem sabe daqui a uns 10 anos né...


Veja mais no Terra Tecnologia.

Nenhum comentário: