Hackers bombardeiam servidores raiz de DNS
Hackers bombardearam três dos treze servidores raiz de DNS com uma sobrecarga de dados durante 12 horas no dia 08/02/2007.
Os servidores afetados foram o G (Departamento de Defesa americano), L (da ICANN, órgão responsável pelo registro de domínios) e o M (do projeto WIDE).
O ataque parace ter sido originado de comoputadores da Coréia do Sul.
Este foi o pior ataque desde 2002 quando algo semelhante foi realizado contra todos os 13 servidores ao mesmo tempo.
Como expliquei nesse post, são 13 os servidores raiz que gravam todos os nomes da internet, traduzindo endereços de computador (IP, como 192.168.72.95) para endereços "URL" (o www. site .com, .com.br a que estamos acostumados). 10 ou 11 delas estão nos EUA e uma no Japão (a outra eu não sei onde está ). Há outras 1.000 cópias de segurança espalhadas pelo mundo. Inclusive há pouco tempo uma dessas cópias foi instalada na cidade de São Paulo (foi o primeiro servidor desse tipo a ser instalado na América Latina).
A novidade que deu para perceber por essa notícia é que os servidores são nomeados por letras (o G, o L, o M...) e que são várias instituições (aparentemente independentes) que controlam esses servidores (Departamento de Defesa dos EUA, ICANN, Porjeto Wide...).
Tomara que ataques como esse continuem sendo frustrados por essa atual organização descentralizada da internet para que não haja um colapso mundial.
Se nada der certo, quem sabe a Cernet2 da China (é..., da China!) ainda pode nos salvar.
A íntegra da notícia pode ser conferida no site Geek.
Nenhum comentário:
Postar um comentário